segunda-feira, 19 de maio de 2014

Postando sua fanfic

 Recomendo:
Here We Go Again - Demi Lovato
2009 - Hollywood Records - 12 faixas
Pop rock, Pop, R&B
Melhores faixas: Quiet, Got Dynamite, Falling Over Me,
Catch Me.
Britney - Britney Spears
2001 - Jive Records - 12 faixas
Pop, Dance-pop, Teen-pop, Hip-Hop, R&B
Melhores faixas: Overprotected, That's Where You Take Me, Bombastic Love, Cinderella.

Oi pessoal! Tudo bem? Eu estou com uma semaninha boa, mas como nada é perfeita, a insonia me atrapalha e algumas vezes a escola é um poço fundo e cheio de bullying.
Mas vamos lá, hoje eu vou falar para vocês algumas dicas para quem gostaria de postar uma fanfic, porém possui algum medo quanto a isso: Reprovação por parte dos amigos, família, girlfriend, ou até por parte do público. Nesse ultimo caso, queria dizer que todo o leitor tem preferências e gostos diferentes, e por isso sempre é difícil recomendarmos livros e fanfics para outras pessoas. Porém, se você gostar da história que fez do fundo do seu coração, posso te garantir que outras pessoas também gostarão dela.
E em minha experiência pessoal eu já recebi várias criticas construtivas e acho que elas sempre me fazem querer melhorar como autor, por isso sempre agradeço por elas e não as levo na má fé, e aconselho a todos para fazerem o mesmo!



1° Passo: Sinta-se bem consigo mesmo.

Não adianta você escrever a melhor história do mundo para os outros se você não se identifica com ela. Todo o escritor tem uma identidade única, uma forma de ver como uma cena pode (ou deve) acontecer.
Por exemplo: O primeiro beijo!
Vamos imaginar o clássico clichê de que a sua personagem tem sentimentos confusos de amor e ódio por outra personagem e, num belo dia, essa personagem tem um primeiro beijo surpresa.
A partir daqui você poderia fazer milhares de coisas: A personagem poderia corresponder ao beijo, rejeitá-lo com um tapa na face, se desesperar e sair correndo, desmaiar, ou cortar para o próximo capitulo.
Tudo depende de como você quer que a história continue, e com isso você pode construir sua identidade como autor. Surpreenda o leitor, não seja típico!

2° passo: Escolha o lugar mais adequado

Não é segredo para ninguém que o Nyah! Fanfiction é um dos maiores sites de fanfics do Brasil, e por isso ele também é bem lotado de fanfics e postar algo de sucesso lá e que tenha a atenção dos leitores em meio a tantas outras fics é um desafio.
Por um isso, criar um blog particular ou usá-lo junto com outros amigos escritores para "compartilhar o sucesso" podem ser tentativas validas.
O importante mesmo é escolher o melhor para a história a seu ver.

3° passo: Uma boa escrita

Pra mim, escrever fanfics quando se é bem novo ajuda você a treinar a sua escrita desde cedo e melhorá-la através do tempo (estou conseguindo pessoal? Kkk), mas não é por isso que elas devem ser rascunhos, e merecem ser melhoradas.
Além disso, revisar os capítulos sempre é uma boa coisa a se fazer, pois ao escrever nós às vezes usamos palavras um pouco fora de contexto. Se deixar uma escapar, não se desespere, afinal errar é humano. Mas procure consertar o seu erro o mais rápido possível.
Como diz Pitty, "não deixe nada pra semana que vem"!

4° passo: Não se desanime pela falta de comentários.

Até mesmo o Nyah! Fanfiction apóia o que vou falar: Vários leitores param de escrever uma boa história pelo simples fato de não receberem reviews.
Eu tenho três dicas para essas pessoas:
1. Poste regularmente! Assim você ganha a confiança dos seus leitores, que sempre sabem que podem entrar em um determinado dia na pagina da sua fanfic e encontrar um capitulo novo!
No caso de one-shorts, quem gosta de fanfics finalizadas sempre encontrará seus
2. Divulgue! Grupos no facebook, uma pequena divulgação em um blog sobre o seu fandom, ou até mesmo algo como os meus loucos trailers podem ajudar na divulgação da sua fanfic. Mas não passe mais tempo divulgando do que escrevendo ou coletando idéias para a sua fanfic, não a transforme em algo comercial.
3. Seja paciente! A espera sempre vale a pena e reviews bem feitos não chegam do nada. Mesmo que você tenha poucos leitores que comentam e muitos leitores fantasma, lembre-se que esses que comentam podem enviar comentários incríveis! Capazes de fazer o seu dia começar bem!

5° passo: Pare de ler esse texto e vá escrever! Agora!

De nada adianta ler todos os textos para te auxiliar que existem nesse mundo se toda vez que lê eles decide deixar para começar amanhã ou semana que vem. Um conselho do tio Rennan: Fanfics começam de uma forma inusitada sempre, e planejar muito pode estragar a magia que é escrever.
Tenho muito orgulho da minha Amores de uma Vida, e esta por sua vez eu comecei escrever em um dia e no outro já havia postado. Um exemplo mais recente? A minha primeira parceria com Raphael Eufrasio, Coincidencias, foi resultado de uma simples brincadeira, mas o resultado foi melhor do que eu e Rapha podíamos imaginar.
Por isso, tem uma fanfic que quer postar? Vá para o Nyah, SocialSpirit, Blogger, WordPress, qualquer lugar! Mas poste sua fanfic.


Muito obrigado para aqueles que leram até aqui e até próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário