domingo, 19 de julho de 2015

A Luz de Cada Mundo #8 - Preço

  Oi pessoal! Tudo bem? O post de hoje vai ser mais técnico, ou seja, sem muito conteúdo sobre A Luz de Cada Mundo em si, mas somente com alguns assuntos que talvez vocês estejam interessados em saber, como por exemplo, o preço em suas versões físicas e digitais...
  Desde o anúncio do livro aconteceu tanta coisa que, algumas plataformas de publicação acabaram por ser incluídas, enquanto outras acabaram por ser retiradas e não publicarão mais A Luz de Cada Mundo, ok pessoal?

A versão física

  Quando fiz o anúncio do livro (relembre aqui), eu havia exposto a minha ideia de colocar a versão de física do livro por um preço entre R$40 e 45 reais, através do Clube de Autores e do Bookess, que foram as melhores opções de editoras sob demanda que achei para distribuírem meu livro de forma nacional.
  Quanto a isso, eu ainda não duvido que o trabalho de ambas seja competente, mas venho aqui para trazer informações sobre por quanto estará o preço, prazo de entrega, frete e número de paginas de cada edição, sendo que as versões impressas pelo Clube de Autores são um tanto diferentes das impressas pelo Bookess...
  Vamos lá!


Clube de Autores

  No Clube de Autores, o livro será lançado no dia 27 de Julho somente em formato físico, pois apesar do site também disponibilizar versões em e-book dos seus livros, esse recurso não estará habilitado no site.
  Agora indo ao quesito preço: pelo Clube de Autores, A Luz de Cada Mundo terá um desconto em seus preços iniciais: quem comprar nos dias úteis da semana de lançamento, ou seja, do dia 27 ao 31 de Julho, pagará R$40,99 no livro, enquanto na semana seguinte, o livro passará para o seu preço padrão: R$44,99.
  A notícia boa é que, apesar desse preço um pouquinho salgado, o Clube de Autores é um site que normalmente faz promoções relâmpago, normalmente variando entre 20 e 25% nos impressos, então esse preço poderá diminuir bastante. Quem quiser acompanhar o desconto de preço no livro, basta seguir minha pagina no Facebook e o meu Twitter, onde eu estarei fazendo um acompanhamento das promoções relâmpago; e além disso, eu me comprometo a ajudar um pouco na queda dos preços fazendo um certo desconto em meus direitos autorais durante promoções relâmpago...
  Minha meta é fazer com que o livro em si consiga ter um preço entre R$35 e 40 nas promoções relâmpago, e estou cruzando meus dedos para que o Clube faça uma promoção no lançamento do livro, diminuindo assim ainda mais o preço de lançamento!
  Já quanto ao número de páginas, a diagramação sugerida pelo Clube de Autores e aplicada por mim (14.8x21.0cm) deixou o livro com 385 paginas totais. Talvez aumente uma ou duas páginas em seu resultado final, mas por hora, vai continuar assim...
  Quanto à entrega, o Clube de Autores tem a opção de frete módico, ou seja, por peso. Independente de onde você mora ou dos descontos do livro, ele aparentemente continuará tendo o mesmo valor de frete: R$9,83. Eu sei, eu sei... Parece ser um pouco salgado, mas esse é um preço que está fora do meu controle e, a não ser que eu tirasse páginas do meu livro, seria impossível para mim mudar isso.
  Como eu disse, esse frete módico não muda de acordo com onde você mora, mas o número de dias úteis sim, e isso não é uma boa notícia... O prazo de entrega varia entre 5 e 20 dias úteis dependendo de onde você mora. Aqui em meu endereço em São Paulo, por exemplo, o prazo de entrega foi de 9 dias úteis.
  Peguei um CEP qualquer de Porto Alegre (através do Google Maps) e o prazo se estendeu para 13 dias, e em um no Rio de Janeiro, ele diminuiu para 7 dias... Mas se você mora em São Paulo e não quiser esperar muito ou pagar o frete, pode optar em retirar seu pedido diretamente em uma das gráficas, localizadas na Faria Lima, Vila Olímpia e Bela Vista. Com o pedido em status "Impresso", você já pode ir buscá-lo poucos dias após o pagamento. Se você mora em SP e perto de algum desses lugares, essa última opção é a mais recomendada por mim...
  Fica a dica.

CreateSpace

  Já sei o que devem estar pensando: "Como assim? O que o CreateSpace está fazendo aqui?" ou "Que raios é esse CreateSpace?". Bom pessoal, quem me conhece sabe que eu valorizo (e muito) a distribuição do meu trabalho, sendo que postei algumas de minhas fanfics no SocialSpirit em 2013 e 2014 e até tentei postar aqui, mas acabou que não foi algo muito vingadouro.
  Mesmo assim, eu continuo prezando a distribuição do meu trabalho, pois acho que não existe nada melhor para um leitor do que possuir várias opções de leitura, e pensando nisso, eu também achei que leitores brasileiros (ou que sabem português) que moram em outros países, tais como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Japão, Itália e Inglaterra, que de acordo com essa pesquisa são os principais destinos de brasileiros no exterior...
  E enquanto o pessoal do Japão provavelmente terá que esperar para adquirir A Luz de Cada Mundo, quem mora na América do Norte ou na Europa poderá adquirir o livro logo na data de lançamento, no dia 27 de Julho. Isso porque o CreateSpace, subsidiaria da Amazon, trabalha com a moeda local e com a entrega para esses lugares citados, e é isso que vou revelar para vocês agora!
  Começando pela América do Norte: por lá, o livro terá um valor fixo de $11,99, sem descontos iniciais. A razão disto é que eu não sei se existe mesmo o interesse de leitores estadunidenses em meu livro, principalmente porque não existe uma tradução para a língua inglesa de A Luz de Cada Mundo no momento. Por isso, acho que $11,99 para um lançamento nem tão antecipado é o ideal. Me corrijam nos comentários se eu estiver errado...
  Já na Europa Ocidental, o preço ficará por €12 euros, um preço que, de acordo com a Miriam do Prólogos e Epílogos, que mora em Portugal e que já resenhou A Luz de Cada Mundo e postará a primeira resenha oficial no dia 15 de Julho, é muito bom. Aqui, o preço inicial já terá uma queda de 12 para 11,19 euros no lançamento, voltando para o preço original no dia 1º de Agosto.
  No Reino Unido, o lançamento do livro ainda é incerto, e provavelmente não acontecerá no próximo dia 27. Lamento pessoal, mas é que infelizmente, se eu lançasse o livro para o Reino Unido no exato momento, ficaria um preço entre £8 e 10 libras, e esse não é um preço muito padrão e nem o que quero oferecer aos meus leitores! Quero oferecer a vocês um livro a preço acessível, e não a preços exuberantes!
  Devo acrescentar que, mesmo sendo outra loja, aqui o livro também terá capa brochura e papel offset branco! O lançamento realmente deverá se dar no dia 27 de Julho, mas caso não, então já estará disponível no dia 28, tudo bem?
  Quanto às entregas, o CreateSpace entrega em 5 ou 7 dias úteis se você morar na América do Norte. Nos outros lugares eu já não posso dizer pessoal, pois onde eu cheguei, eles constam como fazendo o pedido nos EUA para entregar nas outras partes do mundo, e como eu não sei se o CreateSpace possui gráficas na Europa, fica meio impossível de saber os dias úteis...
  No entanto, o preço do frete para endereços americanos não passa dos $6 dolares, mas esse preço é só para endereços no Alaska, Hawaii, Porto Rico e em bases militares. Para o resto das pessoas, o número abaixa para $4 dolares.
  

A versão digital

  Também no anúncio do livro, eu expus que queria cobrar entre R$10 e 15 na versão digital do livro. A boa notícia foi que isso não mudou e, independente da plataforma, o preço padrão continuará esse! Como não há muito para se dizer sobre cada plataforma, os parágrafos a seguir serão mais curtos...

Amazon (Kindle)

  A Amazon é uma plataforma de publicação digital cheia de recursos! E devo dizer que vários são interessantes...
  Mas começando pelo preço: A Luz de Cada Mundo terá um preço fixo de R$13,99 na Amazon, no entanto, quem comprar na pré-venda ou nos dias úteis da semana de estréia (dia 28 à 31 de Julho) comprará por um preço especial de R$11,99. A pré-venda de A Luz de Cada Mundo deve começar nessa próxima quinta, dia 9 de Julho.
  Quanto às funcionalidades exclusivas da Amazon, como o KDP Select, Kindle Unlimited, Kindle Matchbook, Empréstimo de Livros Kindle... Serei franco.
  • KDP Select: se eu colocasse o meu livro no KDP Select, não poderia cadastrá-lo em outros serviços virtuais, então eu meio que abandonei completamente essa opção desde o início visando uma melhor distribuição para o meu livro.
  • Kindle Unlimited: para me cadastrar no Kindle Unlimited, eu teria que colocar meu livro no KDP Select, algo que, como dito acima, não vai acontecer tão cedo...
  • Kindle Matchbook: tendo meu livro tanto no Kindle como no CreateSpace, eu penso seriamente em habilitar esta opção. Acho que você obter o e-book em preço reduzido se você já comprou o livro em formato físico uma ideia genial! No entanto, não prometerei nada, e se eu for inscrever A Luz de Cada Mundo no Kindle Matchbook, não será prontamente no lançamento. Uma semana depois, quem sabe...
  • Empréstimo de Livros Kindle: ainda não tenho um parecer concreto à essa ferramenta, então não comentarei sobre ela agora. Deixarei para fazer isso mais tarde...
Lembrando que A Luz de Cada Mundo já está em pré-venda na Amazon através do link a seguir:
http://www.amazon.com.br/gp/product/B0113PQH48

Saraiva

  Junto com a Amazon, a Saraiva é uma das pioneiras em livros no Brasil, e com o lançamento da auto-publicação através do site, eu vi uma grande chance de distribuir A Luz de Cada Mundo no site...
  Enfim, o fato é que eu sempre considerei a Saraiva para publicar o meu livro e, no dia 28 de Julho, ele estará disponível por lá com um preço de R$11,99


Agora é a parte onde vocês me perguntam: onde está o Google Play e o Kobo?!
Bem pessoal, eu não pude me cadastrar nos serviços de auto-publicação de ambas as plataformas por dois motivos completamente opostos:
  • No Google Play, eles atualmente não estão abrindo inscrições para o programa de parceiros deles, então eu terei de esperar para que eles abram a tal inscrição e só então poder publicar meus livros no Google Play. Ficarei atento e assim que novas inscrições para o programa abrirem, podem crer que eu estarei lá...
  • No Kobo, o motivo foi mais por dificuldades na minha inscrição no programa. Achei que foi muito confuso me inscrever e publicar meu livro por lá, então acabei abrindo de mão um lançamento do Kobo. Me desculpem à todos que estavam esperando o lançamento no Kobo e no Google Play, mas infelizmente, essas versões não serão lançadas por hora...
  Bom pessoal, por hoje é só! Para quem fica, gostaria de promover a primeira resenha de A Luz de Cada Mundo, feita pela magnifica Miriam do site Prólogos e Epílogos! 
  Amanhã, haverá o lançamento de mais duas resenhas: uma pelo blog Mato Por Livros (que eu já li e adorei as palavras da Vanessa) e outra pelo blog Liga dos Betas, que eu ainda não li, mas pelos e-mails que recebi deles, eles tiveram um olhar bem mais crítico com o livro.
  No entanto, sobre esta última, gostaria de esclarecer que mandei para eles o arquivo da segunda revisão ao invés do da quarta revisão. Eu já informei a equipe do site sobre o ocorrido e as informações devem estar no post de amanhã, mas só para esclarecer: os pontos de erros ortográficos e concordância verbal não devem ser levados muito em consideração, já que eu fiz diversas revisões (solo e em conjunto) com amigos desde então...

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário